Tudo o que você precisa saber sobre ESG!

O que é ESG?

Dani . Blog 471 views 5 min. de leitura
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail

Cada vez mais o termo "ESG" é discutido no mundo corporativo. A demanda por responsabilidade ambiental e social vem tomando proporções gigantescas, inclusive no meio empresarial.

Mas sobre o que diz respeito a ESG? Você precisa realmente saber o que é isso? Vem que vamos te explicar porque a sua empresa deve se ligar nessa tendência de mercado!

O Termo ESG e seu Significado

A sigla "ESG", em inglês, significa "Environmental, Social and Governance" ou Ambiental, Social e Governança, ASG em português. A ESG nada mais é do que um conjunto de indicadores usada por investidores para definir se uma empresa opera de maneira responsável em seu âmbito social, ambiental e corporativo. Está diretamente ligada às políticas que as empresas adotam para operar.

Pilares do ESG

Cada um dos pilares da ESG depende do contexto e das particularidades de cada empresa. Mas no geral são divididos entre: ambiental, social e governança. 

- Ambiental: está relacionado a como a empresa age no meio ambiente o qual está envolvida. Olha para as suas emissões de gases, seu consumo de energia e água, suas fontes de energia, sua gestão e destinação de resíduos e rejeitos, se possui reciclagem ou reutilização difundidas na cultura da empresa, entre outros.

- Social: está relacionado a todo capital humano da empresa, desde funcionários até terceiros, colaboradores e parceiros. Analisa as políticas de inclusão da empresa, a cultura da empresa, a rotatividade de pessoal, se é classificada como boa para trabalhar, proteção de dados do usuário, as ações da empresa para com a comunidade que a cerca, como ações sociais, entre outras. 

- Governança: por último e não menos importante, o pilar da governança trata da conduta da empresa, desde a composição de sua equipe diretora até se possui políticas anti-corrupção, se possui canal de denúncias, se realiza auditorias internas. É resumida a fazer as coisas do jeito certo, correto, de acordo com a lei.

Ferramentas de Implementação

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar na hora de implementar políticas ESG na sua empresa.

- BIA: a BIA é uma plataforma de avaliação de impacto online e fácil de usar. Conta com uma estrutura de avaliação dividida em cinco “Áreas de Impacto”:

• Governança;
• Trabalhadores;
• Comunidade;
• Meio Ambiente;
• Clientes.

Ela analisa cada um desses setores, posiciona a empresa e a guia para ir avançando nos critérios cada vez mais.

- SustainEx™: foi eleita o produto ESG mais inovador no ESG Investing Awards 2021. Essa plataforma analisa artigos acadêmicos e fontes de dados para ajudar a qualificar e quantificar ações ESG, inclusive analisando o valor monetário que aquela ação geraria à empresa e à sociedade.

- CONTEXT: com essa plataforma é possível avaliar uma empresa e compará-la a seus pares. Ela analisa todas as relações de uma empresa, como seus fornecedores, clientes e parceiros, assim como a governança da empresa, usando uma base global de dados e fornecendo esse resultado de posicionamento e qualidade da empresa de acordo com os fatores ESG.

A relevância das ferramentas se torna evidente quando pensamos dos pilares ESG e como eles interajem entre si, já que podem se tornar complexos facilmente quando associados. Elas ajudam medindo, analisando e fornecendo uma base de dados para que a empresa vá evoluindo cada vez mais e se tornando sustentável aos poucos.

Além dessas ferramentas, também se pode pensar em sistemas de produção ou mesmo de gestão da empresa, como a Economia Circular e a Logística Reversa. Falamos mais delas aqui neste artigo.

Por que investir? O Mercado valoriza?

O mercado entende esse assunto como relevante já que as mudanças climáticas vem cada vez mais chamando a atenção do público. Os consumidores estão associando as suas ações às alterações que o planeta vem sofrendo. Para além disso, sabem que a ação das indústrias também interfere no meio natural e em seu meio. Ou seja, a relação meio ambiente e indústria está mais clara do que nunca dentro do inconsciente coletivo.

Como é visível essa mudança no comportamento do consumidor, é preciso que as empresas se adaptem para atender as novas demandas do mercado, afinal é melhor se preparar para esse público informado e preocupado com o meio ambiente. 

Além das mudanças climáticas, outros fatores também chamaram a atenção das pessoas e aceleraram a discussão e difusão do assunto, como:

- Os impactos do desmatamento da Amazônia.
- A ameaça de espécies animais e vegetais importantes para a vida humana.
- A busca pela eficiência energética.
- As ameaças de infrações e processos à empresas.

Assumindo um compromisso com o meio ambiente e adotando políticas de trabalho ESG, você ganha competitividade no mercado e conquista um mercado consumidor que talvez não atingisse antes, ampliando suas oportunidades de negócio.

Pequenas Ações, Grandes Impactos

Algumas ações que são relativamente pequenas e que podem ser pensadas inicialmente de acordo com a ESG são:

1) Fazer uso consciente de energia elétrica e de água, visando a diminuição do consumo.

2) Evitar o consumo de descartáveis.

3) Reutilizar materiais de produtos e itens que seriam descartados e reciclar restos de matéria-prima.

4) Optar pelo uso de biocombustíveis.

5) Priorizar o uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.

6) Dar preferência ao uso de embalagens recicladas ou reutilizáveis.

7) Recolher água da chuva para limpeza de espaços.

8) Adotar meios de transportes alternativos ou elétricos.

9) Promover a economia local, incentivando parcerias entre empresas da mesma região.

10) Buscar fornecedores e parceiros ESG, ou seja, que invistam em políticas sustentáveis.

Investimentos em ESG

O Ibovespa, Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, é o principal indicador de desempenho de ações negociadas no nosso país, ou seja, ele nos diz como andam as ações vendidas e compradas pelas maiores empresas brasileiras e como está o mercado investidor.

Assim como o Ibovespa, também existem índices que medem a mesma coisa com empresas ESG.

Os principais índices são:

1) Índice Brasil ESG

O Índice S&P/B3 Brasil ESG é um índice amplo que procura medir a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. O índice exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU (UNGC em inglês) e também empresas sem pontuação ESG da S&P DJI.

Para mais informações, pode se conferir o andamento das próprias ações no site da S&P/B3 Brazil ESG Index.

2) Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) é um indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Apoia os investidores na tomada de decisão de investimento e induz as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas ESG contribuem para a perenidade dos negócios. Ele se baseia em uma metodologia de 7 dimensões: "econômico–financeiro, geral, ambiental, governança corporativa, social, mudança do clima e natureza do produto".

Para saber mais sobre esse índice específico, você pode conferir no site do ISE B3.

3) Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3)

Criado em 2010, o Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3), desde o início, teve como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. Tem como objetivo principal a adesão das companhias ao índice, afinal assim a empresa demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Para conferir mais sobre esse índice, você pode conferir esse site aqui.

4) Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3)

O Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3) existe como forma de elaborar uma carteira hipotética com ativos de empresas que podem ser reconhecidas por terem boa governança corporativa, sendo que este fator é um dos mais fundamentais nas questões de ESG.

Se você quiser entender mais sobre o IGTC B3, clica aqui!

Vantagens

Se a sua empresa se comprometer de fato a agir de acordo com a ESG, algumas das vantagens que poderão ser observadas são:

1) Redução dos Custos com Matéria-Prima e afins.

2) Ganho de Produtividade.

3) Oportunidade de Novos Negócios.

4) Nova Gama de Clientes com Valores Sustentáveis.

5) Melhoria no Branding e Imagem da Empresa.

6) Possibilidade de Construir um Selo Verde próprio.

7) Acesso às Linhas de Crédito Verde.

8) Melhores Índices de Atração e Retenção de Funcionários, ou seja, menor rotatividade.

9) Maior Transparência da Empresa.

10) Maior Índice de Diversidade e Inclusão Social.

11) Vantagem Competitiva em relação aos Concorrentes.

12) Abertura para Investidores ESG.

Como pontos ainda a se considerar temos o fato de que é um assunto recente que está ainda em discussão e é possível que ainda alguma empresa realize greenwashing, falamos mais dele nesse artigo aqui. Mas de maneira resumida, o greenwashing trata de uma estratégia publicitária o qual se vende um discurso verde, de compromisso social e ambiental, mas não há indicador algum que comprove isso. Nada mais é do que uma propaganda enganosa. Isso também é um risco para o investidor e para o consumidor, resta a atenção aos detalhes de um produto ou serviço antes de consumi-lo. 

A Urupê é ESG!

A Urupê acredita que o futuro é sustentável e está sempre buscando melhorias em relação à separação de resíduos e rejeitos, melhor direcionamento de recursos, economia de energia e água, entre outros focos apontados pela ESG.

 

 Obrigado e até o próximo artigo! ;)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por E-mail

Olá, deixe seu comentário para Tudo o que você precisa saber sobre ESG!

Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados